Gratidão como exercitar diariamente este benefício

Gratidão como exercitar diariamente este benefício | Simples.

Mesmo com problemas, dificuldades, contrariedades, por que a gratidão é importante?

A neurociência nos ajuda a entender a importância da gratidão.

Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que ser grato pelas pequenas coisas da vida pode causar grandes mudanças – inclusive cerebrais.

Quando temos pensamentos de gratidão, ativamos o “sistema de recompensa” do nosso cérebro.

Esse sistema é a base neurológica da nossa satisfação e autoestima, e é responsável pela sensação de bem-estar e prazer do nosso corpo.

Veja também: Oração Quântica de Gratidão.

 

Gratidão, como exercitar diariamente este benefício

 

Gratidão, como exercitar diariamente este benefício

 

Quando o cérebro entende que algo bom aconteceu, que algo deu certo, ele libera uma substância chamada dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e de recompensa.

Além da dopamina, o cérebro libera um hormônio chamado ocitocina, conhecido como o hormônio do amor – que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade, medo e fobias.

Além da sensação de bem-estar, exercitar a gratidão ajuda também a dissolver nossos medos, angústias, raiva, ou seja, fica muito mais fácil controlarmos estados emocionais negativos.

Quanto mais utilizamos esse sistema, mais o reforçamos.

E é exatamente por isso que pessoas que exercitam a gratidão apresentam níveis mais elevados de emoções positivas, de satisfação com a vida, de vitalidade e otimismo.

Isso não significa que pessoas que exercitam a gratidão negam ou ignoram sentimentos ou aspectos negativos da vida, mas que ampliam os estados associados a sentimentos agradáveis.

 

Como exercitar gratidão diariamente

 

Como exercitar gratidão?

 

Para tornar a gratidão um hábito e colher seus benefícios você vai precisar praticar.

Defina um momento mais propício do dia para exercitar. Como escovar os dentes, tomar café da manhã.

Torne a prática da gratidão um hábito. Separe um caderno, ou use seu smartphone, para anotar, diariamente, suas gratidões.

Busque os motivos racionais para agradecer, acontecimentos, grandes ou pequenos, simples ou importantes, que te deram prazer ou te fizeram sorrir.

O que você realizou de positivo hoje? O que aprendeu de novo?

Quanto mais gratos somos, mais encontramos motivos para agradecer.

Ao pensarmos naquilo que nos fez bem, que realizamos de bom, ao agradecermos, o sentimento de gratidão vai começar a surgir mais e mais gradativamente.

E isso tem nome: felicidade!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email