Yoga, o que é e quais os seus benefícios para o corpo e a mente | Arcturianos

Yoga significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta.

Yoga é um conceito, uma filosofia, que trabalha corpo, mente e espírito, através de disciplinas tradicionais de quem a pratica.

 

Benefícios do Yoga e dos Asanas (Posturas) de Yoga

 

Yoga é relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas de exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente.

Existem diversos ramos do Yoga, como a raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e hata-ioga, e cada uma delas possui ações e atividades diferentes para trabalhar com os indivíduos.

Yoga é uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia, há mais de 5000 anos e atualmente é conhecido não apenas como uma filosofia de vida, mas também como sistema holístico que trabalha o corpo, mente e espírito ao mesmo tempo.

 

Existem diversos ramos do Yoga

 

A Yoga trabalha as emoções, ajuda as pessoas a agir de acordo com seus pensamentos e sentimentos, além de trazer um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

Benefícios do Yoga e dos Asanas (Posturas) de Yoga

 

A prática do Yoga nos beneficia de várias formas. Diversos aspectos e dimensões de nossas vidas podem ser enriquecidos e beneficiados pela prática persistente do Yoga e dos asanas (posturas) do Yoga.

Nosso sistema é uma ininterrupta mescla de corpo, mente e espírito.

 

Benefícios do Yoga e dos Asanas (Posturas) de Yoga

 

Qualquer irregularidade no corpo afeta a mente e, similarmente, o desconforto e a inquietude na mente se manifestam como males no corpo. O Yoga e seus asanas nos beneficiam, trazendo um equilíbrio harmonioso ao nosso sistema.

Fisicamente, as práticas nos beneficiam de diversas formas.

Além de melhorar a flexibilidade dos músculos e das juntas, também os fortalecem e melhoram a postura do corpo.

Os asanas, ou posturas, proporcionam uma massagem nos órgãos, ajudando a melhorar seu funcionamento.

Dessa forma, o Yoga e seus asanas também beneficiam o desempenho coordenado dos diversos sistemas do corpo – digestivo, endócrino, cardiovascular, nervoso, etc..

 

O Yoga cura diversas doenças crônicas

 

O Yoga cura diversas doenças crônicas, como pressão sanguínea alta/baixa, dor corporal crônica, diabetes, depressão, distúrbios do sono, etc., de forma simples e natural, e também melhora o sistema imunológico.

Um dia iniciado com a prática das asanas do Yoga nos mantém enérgicos, entusiasmados e renovados até o anoitecer.

Você já reparou em como o ritmo da respiração muda com a mudança das emoções/sentimentos?

Nossa respiração é rápida quando estamos raivosos, pesada quando tristes e leve e calma quando pacíficos. Assim como nossa mente influencia nossa respiração, a respiração e o Yoga influenciam a mente.

Com os pranaiamas (técnicas de respiração) ensinados no Yoga a mente se torna mais calma, pacífica e alerta, ajudando-nos a tomar melhores decisões. A concentração melhorada que resulta das práticas nos faz eficientes e competentes.

Através dessas práticas nós podemos eliminar o estresse que acumulamos, e assim experimentar os profundos benefícios do Yoga em nosso dia-a-dia.

 

Com os pranaiamas (técnicas de respiração) ensinados no Yoga a mente se torna mais calma

 

De forma extremamente sutil e espontânea, o Yoga e seus asanas nos fazem mais contentes e felizes. Eles expandem nossa esfera de pertencimento e, assim, melhoram nossos relacionamentos.

Os talentos inertes e a criatividade começam a florescer e nos tornamos harmoniosos com a natureza.

Eventualmente, isso nos leva à realização da paz e da alegria internas e infinitas, apesar de toda a dissonância que nos cerca.

 

Somos fortes, sadios e felizes.

Esplendor de Luz

Esplendor de Luz

Terapeuta Holística e Massoterapeuta
Esplendor de Luz
Quem compartilha também ajuda!